Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quem foi Jesus, ou quem realmente ele é?

Existem milhares de livros e de ditos a respeito de Jesus. Muitos teólogos, historiadores, filósofos, religiosos, curiosos e pessoas dos mais diversos ramos da sociedade ao longo destes mais de 2000 anos se interessaram pela a historia do homem que marcou a humanidade com seus ensinamentos.

Os relatos sobre a vida de Jesus se resumem inteiramente ao chamado Novo Testamento. Tudo o que conhecemos e sabemos foi escrito pelos seus discípulos e seus seguidores, ele mesmo nunca deixou nada escrito. Apesar disso, ele é o marco da historia. Pois, tudo acontece antes ou depois de Cristo.


Jesus é o tema central de muitos embates e debates religiosos, históricos e políticos. Para o Cristianismo Jesus é o centro da fé, alguns religiosos e teólogos dizem até que ele é o próprio Deus. Para algumas outras religiões seus ensinamentos são muito importantes principalmente no que tange os princípios de ética e conduta. Mesmo assim, muitos historiadores ainda estudam e buscam provas a respeito da sua existência.

Embora Jesus tenha tido uma vida curta (aproximadamente 33 anos), tudo o que se sabe a respeito dele se restringe a uma parte de sua infância e aos últimos 3 anos e meio de sua vida. A bíblia não relata nenhuma atividade de Jesus dos seus 12 aos seus 30 anos de vida. Apesar de algumas religiões afirmarem que ele passou este período na Índia e no Tibete, até os dias de hoje não se encontrou uma prova concreta que ele tenha deixado seu País (Israel) para residir em qualquer outro lugar do mundo.

Segundo o mandamento bíblico e a tradição judaica, “honrar Pai e Mãe” também significa sustentá-los. No caso da impossibilidade dos pais trabalharem para prover o sustento para a casa, esta tarefa ficava encarregada para o filho mais velho, ou seja, ao primogênito. Acredita-se que José pai de Jesus faleceu durante sua juventude, ficando para Jesus a tarefa de assumir sustentando a casa e cuidar de sua mãe e seus irmãos. Só depois que um dos seus irmãos (Thiago) atinge a maior idade, Jesus fica livre para exercer seu ministério e pregar o evangelho.

Como já foi dito, existem muitas outras historias e teorias referentes da vida de Jesus (esta é apenas uma delas). É fato que a maioria delas é pura invencionice da imaginação humana. Pois, se toda a historia de Jesus está somente descrita no Novo Testamento cristão, tudo o que falar sobre ele fora disso “é” ou serão apenas hipóteses.

Evidentemente que os debates estão longe de cessar, até porque cada pessoa ler a bíblia e interpreta de uma forma diferente. A prova disso é que existem centenas de religiões e milhares de movimentos provenientes destas correntes que alegam saber a verdade e tudo o que circunda a vida de Jesus.

Independente da religião ou do credo de cada um, a historia de Jesus é interessante e pode ser surpreendente, quem quiser saber mais sobre ele tente ler a bíblia de uma forma imparcial (sem influências teológicas e religiosas). De repente, poderemos descobrir a verdadeira historia que as religiões tentaram manipular e muitos homens tentaram aniquilar.

Não importa o que as pessoas dizem ou pensam a seu respeito de Jesus, o que verdadeiramente tem valor é o que ele foi.


Nenhum comentário: