Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

2012 - Será o fim do mundo?


Por Giliardi Rodrigues


O fim do mundo é um assunto que intriga e interessa a muitas pessoas, periodicamente surgem profecias e especulações a respeito do tema. Por séculos, o homem vem tentando prever e desvendar uma data precisa para o “Fim do Mundo”. Tanto a religião, quanto a ciência vem estudando o assunto para encontrar respostas concretas que circunde a verdade a respeito da questão.

Por centenas de vezes muitas previsões falharam, podemos lembrar que todas as vezes que o cometa Halley passava se acreditava que o mundo estava por acabar. Em 1999 por conta do final do segundo milênio, muitas pessoas acharam realmente que o mundo estava perto do fim, se pregoou até uma frase dizendo que de mil passarás, mas a dois mil não chegarás.

A expectativa do fim foi grande, mas o mundo ainda não acabou!

Afinal, o que acontecerá em 2012?

O calendário Maia está em pauta para analise a muitas ideias catastróficas. Dizem que ele é preciso e ao mesmo tempo muito complexo. O calendário descreve muitos ciclos. Por exemplo, no dia 21 de dezembro de 2012 encerrará um grande ciclo de 1.870.000 dias, que equivale aproximadamente 5125 anos. O nosso calendário gregoriano também é marcado por ciclos de dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios. O que incide no fim de um ciclo é o inicio de outro ciclo subsequente (Obvio).

Dizem que o sol tem um ciclo de 11 anos em sua atividade magnética, que devido o vento solar a polaridade magnética dos polos podem se inverter fazendo que manchas apareçam e desapareçam dentro deste período, ou seja, isso sempre aconteceu e acontece desde que o sol existe.

Há uma teoria sobre o alinhamento do sol no centro galáctico que ocorrerá no final de 2012 e que isso desencadearia catástrofes como terremotos e maremotos. Geometricamente o centro da galáxia é definido por um ponto no espaço, da mesma forma a cavidade onde reside o planeta a terra. É evidente perceber que estes dois pontos sempre estarão alinhados, ou seja, podemos lembrar que a cada solistico de verão que se inicia no dia 21 ou 22 de dezembro no hemisfério sul, o sol visto da terra sempre estará alinhado com o centro galáctico. E nada acontece (Geometria elementar).

Também, muito se especula sobre a possibilidade de um suposto meteoro ou objeto espacial se chocar com o planeta Terra. Se realmente existisse um grande objeto se aproximando da terra para uma colisão ao ponto de acabar com o mundo já em 2012 já teria sido detectado por telescópios profissionais e quem sabe até visível a olho nu.  Assim, como nada disso ainda é comprovado fica no ar esta suposição emaranhada de fantasias escatológicas e fatos reais.

Agora...

Felizmente ou infelizmente, até o momento não é confirmado nenhuma probabilidade do mundo acabar em 2012 por algum evento destes aqui citados.

Nenhum comentário: