Total de visualizações de página

sábado, 8 de janeiro de 2011

QUEM É O ETERNO, ou CONDENANDO A IDOLATRIA.

Por Giliardi Rodrigues


 

A bíblia diz que o Eterno não tem forma, pois é Espírito e luz. Ele é Todo Poderoso, Criador de todas as coisas. Onisciente, Onipresente e Onipotente. Nada e ninguém pode ser comparado a ele. O Eterno não tem inicio e nem fim de dias. Tudo que existe de visível e invisível foi criado, formado e gerado por Ele. O Eterno é o autor da vida, ele sustenta toda a criação através da sua Palavra (Menra) e do seu Sopro (Ruach). Ele não pode ser tentado e também não tenta ninguém. Ele é justo e amoroso, Ele rei e Senhor de todas as coisas. Homem nenhum nunca viu o Eterno. Ele é maior que tudo que há no mundo, nas galáxias, no universo e no infinito. Ele é imensurável e incognoscível. A mente humana por ser limitada não pode compreendê-lo, assim o seu poder, sua sabedoria e sua ciência são inalcançáveis.

Não existe um substantivo pelo qual podemos definir o Eterno, pois ele é superior a tudo o que pensamos. Se o chamamos de Maravilhoso ele é ainda maior, se o chamamos de Santo ele é ainda maior, se o chamamos de qualquer outro adjetivo ele sempre será ainda maior. Moisés ao perguntar o Eterno qual seria o seu nome, ele simplifica e responde: - "Ehie Asher Ehie". Ou seja, Serei o que Serei, muitas vezes traduzido como Eu Sou o que Sou – em outras palavras juntando o tempo passado, presente e futuro, o Eterno disse a Moisés que somente ele "É".

O Eterno "È"
tudo e ao mesmo tempo está acima de tudo. Ele está na natureza, mas não é a natureza, pois ele criou e governa a natureza. Ele fez o homem a sua imagem e semelhança, o seu Espírito habita no homem, mas ele não é homem e não tem forma humana. Apesar de a criação manifestar o Eterno, ele não pode ser personificado em imagens ou coisas da natureza.

Como o Eterno é fonte de vida e superior a tudo o que existe, ele não pode ser personificado através de nada e muito menos a imagens de escultura. Objetos em si não possuem vida, pois não são almas viventes. O Senhor Criador de todas as coisas não tem forma e nem aparência, também não pode ser diminuído a um objeto modelado por mãos humanas.

Desde os tempos mais antigos o homem tem criado imagens de escultura para veneração e adoração. Imagens de homens, de animais e de coisas da natureza. Isso se chama "Idolatria". No entanto, nenhum objeto pode interceder ou aproximar o homem do Eterno. Mesmo que essa imagem fosse de uma pessoa boa e justa. Inclusive o primeiro mandamento dos dez mandamentos é não fazer para si imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não se deve encurvar a elas, nem servir-las.

Um comentário:

Pr. Jose Vicente da Silva disse...

So a ministração da palavra levara o homem a verdadeira rendição a DEus, quando eu orava nesta manha O Eterno me trouxe a memoria a palavra dita por Jesus pedindo ao Eterno que nos vivicasse na verdade, porque a tua palavra é a verdade.
tambem nos precisamos pedir ao Eterno para nos vivificar a cada dia na verdade, para nao sermos enganados, porque se nao estivermos vivificados na verdade seremos enganados.
Oh Pai Eterno vivifica-nos na verdade.