Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Evangelho da graça.

Por Giliardi Rodrigues


 

Quão suaves são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! O Senhor desnudou o seu santo braço, perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. (Isaias 52:7 e 10)

As palavras dos profetas atravessam o tempo, reeditam a historia, impactam vidas e enche de esperança os corações dos justos. As escrituras sagradas proclamam que bem aventurados são os pés daqueles que anunciam as "Boas novas do reino de D'us". O evangelho da graça como o próprio nome diz é o anuncio das "boas novas do Reino de D'us. O ponto central da mensagem do evangelho do Reino de D'us é conduzir o homem a salvação do pecado e resgatá-lo do império das trevas para o Reino da Luz.

O verdadeiro evangelho não é místico, não é teórico, não é utópico, não se limita a religiões, não é filosófico, não é de caráter cientifico e muito menos político. O evangelho apregoado por Yeshua (Jesus) tem por finalidade libertar o homem da escravidão do pecado e conduzi-lo ao Reino de liberdade, paz, justiça e amor.

As boas novas do Reino ou evangelho como muitos preferem dizer, na verdade é muito simples e prático. Yeshua (Jesus) ao mencionar a Torá narrou que a máxima da vida é amar a D'us sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Não existe nada mais justo e correto do que este ensinamento. Se as pessoas entendessem e cumprisse este mandamento não existiria tanta injustiça no mundo. Sem duvida o amor e a justiça são os pilares do Reino de D'us, pois quem ama ao Eterno sobre todas as coisas, entende que não existe outro caminho senão a justiça da verdade.

Querendo ou não, vivemos hoje em um mundo dominado pelo o maligno. Os resultados deste sistema corrompido pelo o mal são a fome, a miséria, as doenças, as desigualdades sociais, as guerras, as catástrofes naturais etc. O homem através da sua maldade conseguiu contaminar este mundo com seus atos egoístas e sem pudor.

O papel fundamental do evangelho é mudar e reverter esse quadro. A proposta do Reino de D'us é de estabelecer um mundo mais justo para todos. Mas, para isso acontecer é necessário que todos tenham a consciência da situação pela qual esse mundo se encontra, que somente através dos planos de D'us é que poderemos iniciar a construção de lugar melhor aqui e continuar na eternidade.

Cursar a verdade do Reino de D'us é andar na contra Mão do mundo, é renunciar as praticas ilegais para viver em legalidade. A mensagem do evangelho é impactante, pois conduz o homem ao arrependimento de seus atos e o leva a ter consciência que somente através da obediência aos mandamentos de D'us que se atinge o status mais elevado de liberdade.

Cada pessoa tem dentro de si um potencial e a capacidade de escolher entre o bem e o mal. Os grandes sábios estudiosos da bíblia dizem que não existem forças nos céus, na terra, no mar e em lugar nenhum que obrigue o homem a pecar, cada pessoa erra ou acerta por escolhas e decisões. Por este motivo cada pessoa é responsável por seus atos, sejam eles ações de bondade ou maldade. Entretanto existem pessoas que tem maior inclinação em praticar o bem e outras pessoas maior inclinação em praticar o mal. Essa é a diferença básica entre o escravo do império das trevas e o servo do Reino de D'us. Enquanto o escravo é obrigado e forçado a fazer algo, o servo tem prazer em agradar seu Senhor. Quem é servo do Reino de D'us embora tendo a opção entre o bem e o mal, geralmente escolhe aquilo que é reto e justo. Do contrario quem é escravo do império das trevas não tem tamanha liberdade.

Quem tem o hábito de falar a verdade embora tendo a opção da mentira, dificilmente consegue mentir, mas quem tem o costume de falar mentira, dificilmente consegue pronunciar a verdade. É como alguém de pé tendo a opção de engatinhar, prefere ainda caminhar de pé e quem anda engatinhando embora sabendo que melhor seria caminhar de pé, não tem forças para se levantar.

A grande força do evangelho é sustentar que está de pé e dar forças para levantar o que anda engatinhando ou não consegue ao menos se movimentar. O propósito das boas novas do Reino de D'us é impactar pessoas, é transformar o mentiroso em uma pessoa que fala a verdade, um idolatra em um monoteísta, um assassino em uma pessoa de bem, um adultero em um fiel, um invejoso em uma pessoa sem egoísmo, um ansioso em uma pessoa que confia mais em D'us.

O evangelho do Reino não faz distinção e nem acepção de pessoas, a salvação de D'us está disponível a todos. A graça de D'us é um favor não merecido, é um ato e uma prova do amor Eterno. A bíblia ensina que quem quiser ser salvo do império das trevas primeiramente deve reconhecer que D'us é o Senhor e Rei de sua vida, que o sacrifício do Messias é único e suficiente para perdoar todos os pecados, que a obediência a lei de D'us nos santifica e nos habilita alcançar um padrão muito elevado de justiça e amor uns com os outros.

Nenhum comentário: