Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pela graça sois salvos mediante a fé para as boas obras.

Por Giliardi Rodrigues


 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus, para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas...". (Ef 2:8-10).

Sem dúvida nenhuma o apostolo Paulo é uma das pessoas mais mal interpretada na bíblia. Muitas pessoas não levam em consideração o contexto pelo qual o apostolo escrevia e usa de artifícios (pretextos) para justificar doutrinas e pensamentos alheios a palavra de D'us.

Este é um texto muito comum e muito usado no meio cristão para dizer que a salvação é pela fé, por esse motivo o salvo não tem obrigação de praticar boas obras.


 

Vamos ao contexto...


 

Sabemos que graça (Chessed) é um dom não merecido, é um presente de D'us. Graça não é um termo neotestamentário, pois ela sempre existiu. Podemos afirmar que a vida é uma graça concedida sem méritos. D'us o autor de todas as coisas criou a vida para o seu próprio louvor e um ato de graça e amor.

O termo graça aparece por mais de cem vezes no Antigo Testamento (Tanach). Segue algumas passagens:

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor (Gênesis 6:8).

O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro chefe (Gênesis 39:21).

Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. (Salmos 84:11).

A chave que vai abrir o nosso entendimento sobre salvação é que sempre ela foi pela a graça, todos somos salvos pela a graça mediante a fé. Noé foi salvo pela a graça mediante a fidelidade que ele teve com D'us. Abraão foi salvo pela a graça mediante a obediência que ele teve a palavra de D'us (Gn 26:5). Moisés foi salvo pela a graça mediante a fé e a esperança que um dia D'us enviaria o Messias para redimir Israel e a humanidade (Dt 18:15). Davi foi salvo pela a graça mediante a fidelidade que ele tinha com D'us, a bíblia diz que Davi foi um homem segundo o coração de D'us (Atos 13:22).

A palavra emunah em hebraico, na bíblia muitas vezes foi traduzida por fé, que também significa fidelidade. O autor do livro de hebreus diz que sem fidelidade é impossível agradar a D'us, fidelidade é o firme fundamento das coisas que não são visíveis, mas a convicção que elas são reais (Hb 11:1).

O que o apostolo Paulo está dizendo na carta aos Efésios é que somos salvos pela a graça mediante a fidelidade aos mandamentos, ninguém é salvo pela a lei, mas somos salvos para obedecer à lei de D'us. A lei não salva ninguém, mas qualifica o salvo nas obras que agradam a D'us.

Neste ponto o texto é muito claro, somos criados em Yeshua (Jesus) para as boas obras, a qual D'us preparou para que andássemos nela.

Ninguém é salvo pelas obras, mas o salvo testemunha boa obras. A bíblia diz que fé (fidelidade) sem obras é morta (Tg 2:17).

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um Deus; fazes bem: também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaac? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. (Tiago 2:18-24)


 

Nenhum comentário: