Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dormir é nascer, morrer é acordar.

Por Giliardi Rodrigues


 


 

Uma comparação desta vida como uma noite de sono...

Uma noite tem 12 horas e uma vida pode ter no Maximo 120 anos (foram pouquíssimas pessoas que passaram ou que chegaram a essa idade). Vamos imaginar que estamos dormindo, dentro do sono todos os sonhos parecem reais. Muitas pessoas têm sonhos bons que nunca querem acordar, enquanto outras pessoas têm tantos sonhos ruins (pesadelos) que não tem prazer em dormir, existem também aquelas que têm insônia (não conseguem dormir e quando dormem tem um péssimo sono).

Os sonhos assim como a vida são bons e vitais para a existência humana. Existem pessoas que conseguem o melhor do que a vida pode dar, são pessoas felizes, realizadas e satisfeitas. Também existem pessoas que são totalmente insatisfeitas com a vida, essas não tem prazer em viver, podemos dizer de alguma maneira que elas sobrevivem, pois vivem uma vida cheia de amarguras e sofrimentos.

Como a vida do mesmo modo pode ser os sonhos à noite, pessoas que tem sonhos maravilhosos não querem acordar, pessoas que tem pesadelos não conseguem dormir e ficam loucas para que a noite acabe e o dia chegue.

A grande máxima da vida e dos sonhos não é a quantidade de tempo e sim a qualidade pelo qual administramos o fator "tempo".

O tempo é real e ao mesmo instante relativo, a ideia de tempo estar inteiramente ligada à forma como percebemos a nossa realidade. Existe um ditado que diz que tudo que é bom, dura pouco, talvez isso explique que quando estamos felizes com algo desejamos que esse tempo dure para sempre, quando é o contrario desejamos que este tempo acabe logo.

Bom, todo mundo sabe o dia em que nasceu através da certidão de nascimento e até comemoram o aniversario nesta data, mas não sabem o dia da morte e nem estará aqui para essa celebração. Assim também é o sono, todos sabem a hora de se deitar, mas nem todos sabem o momento que vai acordar (embora, já esteja marcado no despertador). O interessante é que sabemos em parte a nosso inicio e poucas certezas podemos ter do nosso fim.

Existe algumas perguntas que permeiam a mente humana, como por exemplo:

- De onde vim?

- Para onde vou?

As respostas são incertas e na sua grande extensão são apenas supocisões. Ninguém sabe exatamente de onde veio e pouco pode responder como vai ser a morte e para onde vai depois da morte. Pelo menos, se pode responder sobre o presente "estou aqui". Também quando dormindo seja tendo um sonho bom ou ruim, durante o sono não sabemos precisamente a hora que dormimos e nem o momento como o sonho vai acabar.

A vida e os sonhos são um mistério, tem gente que morre antes de nascer no útero da mãe, tem gente que menos de 10 minutos de sonho parece que dormiu uma eternidade de tanta historia para contar. Tem gente que vive mais de cem anos e não se lembra de quase nada do que viveu (amnésia), como também tem gente que dormiu mais de doze horas sonhando e não se lembra do sonho que teve por toda a noite.

Quando parei para pensar sobre essas coisas, imaginei que talvez esta vida seja apenas uma noite de sono. Existem pessoas que querem viver e sonhar, também existem pessoas que já perdeu a razão de viver e não tem mais prazer em sonhar. As pessoas que alcançaram a felicidade nesta vida e como a pessoas que teve um sonho maravilhoso e a pessoa que somente sofreu é como que tivesse um pesadelo.

Como já dizia o poeta:

"Sonhar é vagar no infinito das possibilidades,

Viver é encontrar com a realidade,

Mas, para viver é preciso sonhar".


 

Se nascer é como dormir, morrer é como acordar. Se por algum momento fechamos os olhos na eternidade quando dormimos para viver esta realidade, quando morreremos será como abrir os olhos e acordar para a nossa verdadeira realidade. De uma coisa podemos ter absoluta certeza, que um dia iremos morrer, mas este não é o fim, mas apenas um despertar para um novo dia.

Que seja um belo dia, com um por do sol maravilhoso, que possamos morrer aqui e acordar do lado de D'us nosso Pai, ele ficou acordado toda a noite para preparar um lanche bem gostoso de café da manhã. Pena eu tenho daqueles que vão morrer aqui e já acordar num tremendo stress na eternidade, melhor é que eles continuem dormindo por aqui.

Nenhum comentário: