Total de visualizações de página

domingo, 18 de outubro de 2009

A Fé é o combustível da vida.

Por Giliardi Rodrigues


Todas as pessoas em todo lugar precisam da fé para caminhar. A fé é a força que impulsiona o ser humano acreditar em algo e ser fiel a alguma coisa. Seja cientista, ateu, cristão, judeu, muçulmano, budista, espírita ou qualquer fundamentalista do campo religioso, político ou cultural usam da fé para defender seus pontos de vistas.

A diferença básica de um ateu e um cristão é justamente a fé. Ora, o cristão acredita na existência de Deus, mas não consegue provar se ele existe. O ateu não acredita na existência de Deus, mas também não consegue provar que ele não existe. A fé é a força que vai fazer ambos defenderem com argumentos sobre aquilo que acreditam.

O cristão geralmente atribui a Deus todos os fatores positivos de sua vida, ele vive em pró de acreditar que Deus é bom e galardoador daqueles que o buscam, o conceito de fé segundo ao autor de hebreus é o firme fundamento das coisas que não se pode ver, mas a convicção que elas existem e são reais, dentro deste aspecto é que o cristão entende que sem fé é impossível entender que Deus existe.

O judeu, por exemplo, tem a fé em Deus impreguinado na sua cultura. Toda historia do povo hebreu é atribuída através de milagres, desde a saída de Israel do Egito, a entrega da Torá a Moises até a entrada a terra de Canaã D'us sempre esteve entre eles. Para o judeu se Deus não existisse nada disso teria acontecido, a Torá é o livro de sabedoria e que revela a lei e todos os atributos de Deus e a prova que ele existe e se relaciona com seu povo.

Desde os tempos mais antigos até os dias de hoje o homem vem se desenvolvendo através da fé a algum tipo de Deus ou entidade. Todos os homens espalhados por toda a face da terra acreditam em algo ou em alguma coisa relacionado ao sobrenatural. Os Incas, os astecas, os maias, os egípcios, os babilônicos, os árabes, os fenícios, os cristãos, os gregos e os romanos. A cultura de cada povo variava de acordo com a entidade ou o Deus que é cultuado.

A fé é uma maneira de o homem relacionar com aquilo que ele acredita. Um cientista para provar algo cientificamente tem que acreditar na ciência para dizer que ela é verdadeira, assim um cristão defende a sua fé pela a sua crença.

O fato de alguém acreditar ou não acreditar, não prova que este algo seja verdadeiro. A fé não é pensamento positivo e nem um conceito vazio de certeza. A fé é acima de tudo fidelidade através da experiência. Seja no campo cientifico, cultural, religioso, filosófico ou em qualquer outro.

A fé deve ser algo concreto, real e tangível.

A experiência é a certeza e a força da fé. Os judeus dizem que D'us é único e verdadeiro pela historia de seus antepassados e como testemunho que tem a Torá que foi escrita pelo o próprio dedo de D'us. O cristão crer em Jesus porque além dele ser o marco da historia (tudo acontece antes ou depois de cristo), ele também é o filho de Deus que veio em carne para tirar o pecado do mundo. Já o ateu não crer em nada disso, pois a visão que ele tem de mundo é diferente, as experiências que ele tem não o leva ao caminho de acreditar em Deus.

Tanto ateus, religiosos e cientistas não podem negar a realidade, ela existe e é real. Uns acreditam que ela é fruto do acaso, enquanto outros acreditam que tudo foi criado por D'us. Em ambos os casos é necessária muita fé.

Imagine que o universo é fruto do acaso, é necessária muita fé para acreditar nisso, através de uma explosão e um processo de evolução é que a vida veio à existência. Geralmente quando explodimos algo se espalha pedaços para todos os lados, é uma verdadeira bagunça. Agora como pode o universo ser fruto de uma explosão atômica?

Por outro lado existe a fé em um D'us criador. Um D'us que nunca foi visto por ninguém, mas que criou todas as coisas. A bíblia diz que o homem é imagem e semelhança do seu criador. O ser humano é a obra prima da criação, foi criado e formado para ser gestor da criação. Ao contrario de toda a natureza, o homem é um ser diferente e dotado de inteligência racional, capaz de inventar coisas e objetos.

“sem fé é impossível acreditar que D'us existe, sem fé é impossível acreditar que tudo o que a ciência e a religião dizem é verdadeiro – a fé é o combustível que nos impulsiona crer em algo”.

Nenhum comentário: