Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2009

A realidade do homem integral


Por Giliardi Rodrigues

O homem é um ser complexo. Todos os elementos da criação se centralizam no homem, de tudo o que foi criado por D'us o ser humano é aquilo que podemos chamar de obra-prima da criação. Ele foi formado do pó da terra, e ao mesmo tempo possui elementos que o faz diferente de tudo o que existe. O homem é um ser tricotomista, ou seja, possui corpo, alma e espírito.

Estudar o homem sistematicamente talvez não fosse adequado para compreendê-lo como um todo. Alguns cientistas estudam o homem como ele sendo apenas um corpo, o fato de ignorar que o homem também possui uma alma e um espírito torna mais difícil encontrar respostas que possam esclarecer a razão da vida.

Uma pergunta que muitos terão dificuldades para responder é de onde que vem os pensamentos do homem? Será que somente a mente enquanto matéria do corpo poderia imaginar e criar algo simplesmente do nada?

A psicologia foca no estudo da mente e do comportamento do ser humano, esta ciência já descobriu muitos fatores que englobam a relação do corpo com a alma. Um exemplo são as doenças causadas pelo o mau estado da mente, os sentimentos influenciam diretamente o corpo, podendo trazer doenças e até mesmo criar uma defesa para as mesmas.

O homem não é como os outros animais da natureza, pois ele além de ter sentimentos ainda pensa. Ele é capaz de transformar o ambiente em que vive, de inventar objetos e de fazer coisas inusitadas. A natureza de modo geral segue um ritmo natural e somente o homem é capaz de interferir e mudar este ciclo.

As religiões de forma geral, muitas das vezes foca no homem como sendo apenas um espírito encarnado em um corpo. A morte é apenas para o corpo, pois o espírito vive pela a eternidade. Esta forma de pensar também pode causar uma serie de questionamentos, pois se o homem é corpo, alma e espírito, porque devemos nos preocupar apenas com espírito? É no mínimo incoerente pensar desta forma, tanto o corpo precisa de alimentos para se manter, quanto à alma precisa de bons sentimentos para ser saudável, o espírito também necessita de cuidados, pois ele é responsável pela a vida do homem.

Se D'us fez o homem um ser semelhante a si mesmo, creio que ele está interessado na totalidade do ser humano. Mesmo aqueles que não são religiosos e não crêem em D'us sabem que o ser humano é complexo e dotado características que nem um trilhão de anos de estudos e provas cientifica poderiam responder todos os questionamentos que abordam a vida do homem como um todo.

A bíblia aborda o homem integral em todos os seus aspectos, a começar pelo o caráter, pela a maneira de vestir, pela a alimentação, pelas a forma de pensar, pelos os sentimentos, pela a família, pela a reprodução, pelo o crescimento e aprimoramento intelectual, pela a educação, pela a ética e a moral de comportamento com o próximo, com a natureza e acima de tudo com D'us.

O primeiro homem foi feito e criado a semelhança de D'us, ele era um ser perfeito e com uma elevadíssima inteligência moral. Adão foi criado para ser eterno, o homem só conheceu a morte por causa do pecado, a bíblia mesmo fala que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de D'us é a vida eterna.

A queda afetou o homem por inteiro, mas a bíblia revela que temos redenção com base nas promessas de D'us e no sacrifício do Messias, o homem integral será levantado dentre os mortos e redimido perfeitamente a imagem e semelhança do D'us criador. Não somente o homem, mas toda a criação aguarda ansiosamente por este momento, o apostolo Paulo na carta aos romanos diz que a natureza sofre e geme até agora aguardando a redenção dos filhos de D'us, ela sofre por isso, não porque ela quis, mas por causa daquele a quem a sujeitou.

Certa vez ouvi dizer que no principio céus e terra era uma coisa só. O espiritual habitava junto com o material, o homem e D'us viviam no mesmo ambiente. Não havia dicotomia de nada, o mal não causava efeito, pois era o bem que dominava e reinava, o equilíbrio estava em todas as coisas. O homem era integral, pois vivia em plenitude. O amor e a justiça era a mesma coisa, não tinha diferença entre lei e graça, o material era fundido no mundo espiritual e a felicidade era a própria vida.

O Olam Rabá (mundo vindouro) é a realidade que D'us tem para todo ser humano. A bíblia diz que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e nunca passou pelo a mente humana aquilo que D'us tem preparado para os seus santos. O homem hoje pode ter uma natureza caída, porém o reino de D'us já se manifestou a nós trazendo salvação e redenção para todo aquele que crer em Yeshua HaMashiach.


Nenhum comentário: