Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A teocracia e a tecnocracia


Por Giliardi Rodrigues - 05/ 06/2009





No mundo onde a tecnocracia (domínio da tecnologia) tem reinado, os valores éticos e morais têm sido deixados de lado. A ciência avança quase na velocidade da luz, e quem não consegue acompanhar a evolução têm sido colocado as margens da sociedade moderna.

O século XXI foi o grande pivô da historia da humanidade. Há um pouco mais de cem anos atrás não existia automóvel, avião, máquina de fotografar, rádio, televisão e telefone. Há um pouco menos de 30 anos todas essas coisas já passaram por inúmeras transformações. O homem já inventou naves espaciais, carros dramáticos e automáticos, submarinos nucleares, aviões supersônicos e robôs que fazem até cirurgias em seres humanos.

As crianças já nascem quase com um celular de Bluetooth na Mão, quase todas as casas das grandes metrópoles possuem computador, nos próximos 20 anos a internet no mundo inteiro será sem fio, a cada momento tem sido lançado um novo satélite no espaço e o nosso planeta tem sofrido os maiores descasos e desrespeitos da exploração dos recursos naturais e dos lixos tecnológicos que são lançados na natureza todos os dias.

As amizades, os namoros e até mesmo casamentos estão sendo virtuais, as relações humanas e do afeto tem sido superficiais. Quando se quer falar com alguém basta abrir o MSN, quando se quer ver alguém basta ligar a webcam, quando se quer deixar um recado é só entrar no Orkut.

Muitos já esqueceram o que é abraçar, o que é reunir a família numa mesa para se comer juntos, muitos pais tem deixado a internet e a televisão educarem seus filhos, os amigos só se encontram nas salas de bate papo, as pessoas se relacionam por email e às vezes por telefone.

As pessoas já esqueceram o que é descascar e saborear uma laranja, o que chupar cana até babá, o que é subir no pé de goiaba, a maioria nem sabe que jambo e jaca são frutos. O fast food é que faz sucesso, Mac Donald é a onda dos adultos e das crianças, gostoso é comer alimentos enlatados e artificiais.

Nunca existiram tantas pessoas obesas no mundo como existe hoje, o automatismo trouxe para o homem o sedentarismo. O stress é a doença do momento, e quem não tem é porque está desatualizado.

A globalização é irreversível, os efeitos da tecnologia já são evidentes, à medida que o homem vai dando as máquinas e os computadores mais autonomia, as pessoas vão perdendo os valores e os princípios que permeiam a vida e dá sentido a existência humana.

Muitos se apóiam na ciência para dizer que o homem está o ápice da evolução e que Adão era um homem primitivo. Mas ao contrario do que os cientistas dizem, para mim não teve evolução, pois eu só consigo ver degradação no homem. Se os cientistas dizem que o homem hoje usa somente 10% da sua capacidade de pensar e consegue fazer todas essas coisas, qual era a capacidade de em que Adão pensava? Daqui a 5000 anos (se chegar até lá) a que porcentagem o homem estará pensando?

Segundo a Bíblia, D'us deu ao homem autoridade e poder para dominar sobre a criação, fez o homem dotado de inteligência e capacidade de gestão, a natureza foi criada para produzir sustentabilidade para o homem, só em vez de cuidar, o ser humano tem destruído.

Para dominar tem que se estar debaixo de leis que regem um domínio, quando o homem quis ser autônomo e não obedecer a D'us, conheceu os efeitos da queda e a morte espiritual e física.

É importante lembrar que Adão antes de pecar, era exatamente a imagem e semelhança de D'us, ele usava 100% do potencial de seu cérebro, Adão tinha uma inteligência moral elevadíssima, ele não precisava de computadores, pois conseguia armazenar tudo em sua cabeça, a bíblia diz que foi ele que colocou nome em todas as plantas e animais da natureza.

O homem foi feito e criado por D'us para ser eterno, até mesmo os cientistas de hoje comprovam isso, eles dizem que o corpo humano e tão perfeito e complexo que certamente foi feito para nunca morrer. Adão viveu num paraíso, só se alimentava de frutas frescas e vivia em plena harmonia com os animais e com a natureza, por isso não tinha nenhuma doença e não vivia com stress.

Com a queda o homem perdeu o domínio sobre a criação, com isso ele tem tentando compensar essa perda com a tecnologia. Porém o que a tecnologia traz de prazer e comodidade não faz do homem um ser melhor. À medida que a tecnologia avança novas doenças vão surgindo, a natureza vai esgotando seus recursos naturais e o mundo vai acabando.

O homem não tem encontrado respostas na ciência que prencha seu vazio interior deixado pela queda resultante do pecado, por isso fica correndo de um lado para o outro tentando ser feliz.

...ao fim dos tempos: muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. (Dn 12:4)

A resposta para a felicidade é uma e única.

Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-o, enquanto está perto. Is 55:6



Nenhum comentário: