Total de visualizações de página

domingo, 14 de junho de 2009

O princípio da lei olho por olho

Por Giliardi Rodrigues


 

Ao que te ferir numa face, oferece-lhe, também, a outra; e, ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses (Lc 6:29).

Olho por olho, dente por dente e ferir a face e virar a outra são na verdade expressões judaicas, que no pensamento ocidental passar ter outro sentido, muitos entendem que essas expressões se referem à questão de violência e usam no sentido de vingança, sendo que na verdade é exatamente o contrario.

Jesus (Yeshua) é bastante enfático em dizer que o principio da lei de D'us é o amor e justiça. Ele a todo tempo reafirma que não devemos pagar o mal com o mal e sim o mal com o bem.

Olho por olho e dente por dente se refere a leis indenizatórias, ou seja, se a alguém foi lesado no valor de um olho, ele deve ser compensado com algo que corresponda ao valor de um olho. As leis indenizatórias servem para colocar limites e estabelecer justiça. Quando se fala olho por olho é no sentido que se eu peguei algo emprestado de alguém eu devo devolver exatamente da forma que peguei. Se uma pessoa pegou uma ferramenta emprestada e este objeto por algum motivo quebrou ou extraviou, se deve então comprar outro ou pagar com alguma coisa que corresponda ao valor do objeto emprestado.

E DISSERAM os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide. E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água: e clamou, e disse: Ai, meu senhor! porque era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou. (II Reis 6:1)

O profeta Eliseu conhecia muito bem essas leis indenizatórias, ele havia pegado um machado emprestado e quando foram cortam madeira, este machado caiu dentro d'água, ele sabia que de tinha que devolver o machado ou pagar com outra coisa que corresponderia o mesmo valor.

Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.(Lamentações 3:30)

O principio da expressão dê a face ao que o fere é exatamente não pagar o mal com o mal e sim o mal com o bem. Não pode ser aplicado no sentido literal de que quando a pessoa lhe bater no rosto, da à outra para se bater também. Até porque segundo a bíblia quando uma pessoa vem para lhe agredir fisicamente, não se defender é pecado. Se você vê uma pessoa sendo agredida e não faz nada para defendê-la você também está compactuando com a agressão.

Não desconsideres
o sangue de teu próximo. (Levitico 19:16)

Vingança não cabe ao homem praticar com as próprias mãos, pois somente D'us é o justo juiz para julgar e dar a devida sentença a cada um. A tanach ou mais conhecida com velho testamento é considerado por muitos como um livro sangrento de guerras e conflitos, porém grande parte das pessoas que pensam desta forma não entende o contexto pelo qual foi escrito.

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo, como a ti mesmo: Eu sou o Senhor. (Levitico 19:18)

O antigo testamento não ensina ódio e muito menos a fazer guerra, o conflito existente era porque os filhos de Abraão estavam reivindicando um direito da posse da terra dada pelo o próprio D'us. Ao ponto que a maioria das guerras o próprio D'us ia à frente das batalhas fazendo justiça em defesa da integridade de seu povo.

Jesus (Yeshua) deixa bem claro no novo testamento que o sentido da lei de olho por olho não é revidar uma agressão do seu próximo. O principio dos ensinamentos da lei de D'us ensinada por Jesus era o amor a D'us sobre todas as coisas e o amor a próximo como a si mesmo. Ele está categoricamente afirmando no evangelho de Lucas um mandamento antigo da torah ensinado por Moises.

Quando uma pessoa vem lhe fazer um mal com a intenção de humilhar, Jesus ensina que não devemos retribuir da mesma forma, mas pelo o contrario, quando alguém lhe pedir para andar uma milha, ande duas. Quando alguém lhe pedir o vestido, também lhe dê a capa.

Existia na época de Jesus (Yeshua) uma lei do império romano de que um centurião podia pegar um judeu no período de um dia e obrigá-lo a trabalhar para ele de graça, essa era uma forma dos romanos humilharem o povo judeu. Jesus esta falando que diante deste procedimento não devemos revoltar e nem tentar praticar justiça com as próprias mãos, pois a justiça e a vingança vêm da parte de D'us.

O que poucas pessoas sabem que o principio de alguém lhe ferir a face e virar a outra é o mesmo que dente por dente, olho por olho. A torah ensina que não devemos pagar o mal com mal e sim o mal com bem, quando dizemos olho por olho não é no sentido de violência e nem de revidar uma ofensa ou agressão do outro, olho por olho significa andar em justiça.

Um comentário:

Metushelach Ben Levy disse...

Novamente gostei deste texto, e por isso irei plagia-lo no meu Blog, digo plagio pois eu para parecer sabio e entendido não darei crédito ao autor.

kkkkkkkkkkkkk