Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A essência da vontade divina é a liberdade.


 

Por Giliardi Rodrigues


 

E sobre o monte de Sinai desceste, e falaste com eles desde os céus; e deste-lhes juízos retos, e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. (Ne 9:13).

Os mandamentos dados por D'us a Israel no monte Sinai é uma imposição a liberdade, pois D'us fez o homem para ser livre. Quem ama a liberdade preserva seus limites, cada pessoa é responsável e arca pela as conseqüências de suas escolhas. O ser humano tem dentro de si dois potenciais que em hebraico chamamos de Yetsê ra'rá e Yetsê ra'tov, ou seja, o homem tem o livre arbítrio e o direito de escolher entre o bem e o mal.

Viver de acordo com as Escrituras Sagradas é um desafio para cada pessoa, a bíblia é um manual de vida que abrange todas as facetas do comportamento humano. As escrituras abordam valores de princípios éticos e morais, os mandamentos têm por finalidade estabelecer uma ordem legal de organização e harmonia do relacionamento humano.

A comunhão do homem com D'us está relacionada com a relação do homem com o próximo e com a natureza. Aquele que diz amar a D'us e não ama o seu próximo e nem as coisas que D'us criou não sabe o que é amor. D'us quando fez todas as coisas, viu D'us que tudo o que ele havia criado era bom, a bíblia diz que a natureza manifesta a gloria de D'us. Portanto o individuo que não tem respeito e nem amor pelo o próximo e nem pela a natureza não pode dizer que ama a D'us.

A pessoa que vive sem o conhecimento da palavra de D'us não tem referencias e nem noção do que é certo ou errado. Cada um vive de acordo com o que vem na cabeça, por isso a cada dia o mundo estar pior e mais difícil de viver. Moral, ética e respeito são démodé e coisas ultrapassadas na mente de muitas pessoas. Vivemos num mundo onde o conceito de liberdade é viver de qualquer maneira, onde leis servem para ser quebradas, ninguém respeita ninguém, cada um faz o que quer na hora que quer.

Os mandamentos dados por D'us não são antigos, e muito menos de exclusividade dos judeus e muito menos ainda foram abolidos. Os preceitos são eternos e válidos para todas as pessoas em qualquer época da historia humana.

As regras são desafios que devem ser estudados e reinterpretados em cada situação. O grande motor da vida é movido por escolhas. A obediência a lei de D'us é a forma de expressar a liberdade existencial e a responsabilidade individual, por isso temos que buscar entender os princípios da aplicação dos mandamentos, D'us fez o homem com a capacidade de pensar, de interpretar, de escolher entre o bem e o mal.

Um comentário:

Lye disse...

Adooreeeeii! É isso! E ao contrário do que muitos pensam não é difícil viver uma vida de acordo com os princípios que Ele nos deixou. Quando amamos uma pessoa e ela nos pede algo, fazemos felizes sabendo que isso alegrará seu coração...

...plena felicidade em agradar a Deus.
Sim.. plena! :)