Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Como pode D'us sendo bom poder criar o mal?

Por Giliardi Rodrigues

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. (Isaias 45:7)

A verdade é que D'us é Eterno e Soberano, portanto ele existe muito antes do bem e do mal. Para muitos isso pode parecer estranho, mas a bíblia nos revela que antes de tudo ele "é".

O interessante é que a língua hebraica pela qual foi escrita a maior parte da Escrituras Sagradas não tem o tempo presente para dizer que "sou", pois não somos nada, o único que é, é D'us. Para que seja possível definir o tempo presente temos que juntar o tempo futuro com o tempo passado, isso se remete a eternidade, pois somente pode ser Eterno aquele que não tem inicio e nem fim. EU SOU O QUE SOU / SEREI O QUE SEREI (Êxodo 3:4)

Não podemos dizer que somos, pois somente D'us "é". Nós apenas estamos provisoriamente "sendo", ou seja, não sou dono do carro, estou sendo dono do carro, não sou pai de um filho, estou sendo pai de um filho, não sou dono da empresa, estou sendo dono da empresa, compreende? Pois, quando morremos deixamos de ser.

A soberania de D'us é superior a tudo que existe, então o bem e o mal trabalha dentro da vontade absoluta ou permissiva de D'us, nada acontece sem o seu consentimento. O homem tem livre arbítrio e ele pode usar deste direito desde que ele não toque na soberania de D'us.

O bem e o mal tiveram um inicio, pois nem sempre existiram. O Pai fez todas as coisas através de seu filho e deu tudo de presente para ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem: o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino o único que não será destruído. (Daniel 7:14)
Porque nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele; E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (1Colossenses 1:16).

Ele fez todas as coisas quer visíveis e invisíveis, quer físicas e espirituais, quer abaixo dos céus ou quer acima dos céus. Portando ele é tudo, pois todas as coisas foram criadas e geradas através dele. Ele é transcendente e ao mesmo tempo imanente, ou seja, ele está acima de todas as coisas e ao mesmo tempo dentro de todas as coisas, isso conhecemos como por Onipresença (está em todos os lugares ao mesmo tempo) – importante lembrar que embora ele esteja em todas as coisas, ele não é todas as coisas, pois se fazemos culto ou veneramos um animal, árvore, pedra, sol, estrela, lua, pessoas, imagens ou qualquer outra coisa, estaremos cometendo idolatria.

Mas D'us é bom ou mal? Ele é justo! ...e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. (Êxodo 33:17)


Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? de maneira nenhuma. Pois dizia Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.(Romanos 9:14-18)


A imagem que tenho de D'us é como um leão, ele é o rei, respeitado por todos os animais da selva, cuida muito bem de seus filhos, é bonito, forte, inteligente, observador, dócil, não ataca se não for ameaçado ou se não estiver com fome, ele é único macho entre suas fêmeas, o seu território é bem demarcado para que outros não entrem nele, mas, porém ao mesmo tempo é feroz, assustador, o seu rugido põe medo em qualquer um.

O leão assim como D'us não é bom e nem mal – D'us é como ele deve ser e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer (romanos 9:15).

Nenhum comentário: