Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A ÉTICA

Ética: Estudos de juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal.* conjunto de normas e princípios que norteia a boa conduta do ser humano. (dicionário Aurélio – 4* Edição revista e ampliada, FNDE/PNLD 2001).

A ética da Torah está totalmente fundada na relação do homem com o seu próximo, ou seja, o problema do outro também é problema de todos. Nisso podemos construir uma sociedade embasada em princípios de justiça (raiz em hebraico Tsedaká).

Tsedaká, (hebraico: צדקה) é o mandamento judaico traduzido muitas vezes, erroneamente, como caridade. Tem origem na palavra tzedek (justiça) sendo uma tradução mais precisa justiça social. É a obrigação que todo judeu tem de doar algo de si, quantificado em no mínimo 10% dos ganhos, ao necessitado judeu ou filho de Noé. Também podem ser doados trabalho ou conhecimento e todos os judeus têm que cumprir o tzedaká, tanto os ricos quanto os miseráveis e as crianças. – (Wikipédia.)

A ética é uma estrutura de valores que determina o comportamento apropriado do homem em sua vida social, individual e espiritual. É basicamente um modo correto de viver. (Igor Miguel, 2008)

A ética da Torah.

Durante centenas de anos muito se tem discutido sobre ética e seus valores para a sociedade. Desde as primeiras civilizações até os dias atuais o homem vem sempre buscando estabelecer regras de boa conduta para manter a ordem e a harmonia dentro de sua comunidade.

A ética se tornou um motivo de preocupação universal em suas diversas e variadas culturas, buscando a educação do individuo para a formação de uma sociedade com princípios morais.

Baseando na Torah a ética tem um valor fundamental na vida e na propriedade de uma sociedade. Essa verdade educa o comportamento de seus membros em todos os seus aspectos, seja no relacionamento familiar, interpessoal e com relação com D'us.

A Torah abrange incontáveis exemplos de como devemos viver em plena harmonia com relação e respeito a nossa vida, ao próximo, a natureza e principalmene a D'us.

Ser ético significa praticar atos de justiça. Amar a D'us sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo é o maior mandamento das escrituras, isso deve a base para vida e a conduta de uma prática que abrange todos os relacionamentos humanos.

“Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a fazeres. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno, hoje, que ames ao Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra a qual entras a possuir.” (Dt 30:14-16)

Tudo na vida é uma questão de escolhas, eu que escolho praticar o bem ou o mal, ser justo ou injusto, ser ético ou não ser ético. Não existe forças nos céus, no mar ou na terra que obrigue o homem praticar o mal, cada um tem dentro si um potencial e a capacidade de escolher qual caminho seguir.

Ao contrário, que muitos pensam a inclinação para o mal pode ser driblada através de educação, respeito, amor e justiça. A ética é o equilíbrio permanente onde o bem domina sobre o mal, dominar nossos instintos e tentações da vida é exercer o nosso livre arbítrio de forma positiva.

A Torah contém todos os ensinamentos necessários para se chegar a um determinado lugar, que deve ser o da santidade, moralidade e ética, de modo que a compreensão e pratica destes ensinamentos possa tornar as pessoas mais verdadeiras por dentro e por fora.

Nenhum comentário: