Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Criado a imagem e semelhança de D'us.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gn 1:26

Partindo do ponto que D'us é espírito, como poderia ter criado o homem conforme a sua imagem e semelhança? O ser humano como o próprio nome diz é um ser vindo do “Húmus”, ou seja, literalmente da terra.

É interessante pensar que todos os elementos encontrados no corpo do homem são os mesmos elementos encontrados na terra, um ponto de referencia seria o nosso próprio planeta, uma vez que é formado por 70% de água e 30% de terra, assim semelhantemente é o corpo humano.

O homem é o único ser que se difere sobre toda a criação, ao ponto que não é somente formado por um corpo terreno feito da matéria, mas também possui uma alma e um espírito.

Quando entendemos que o homem é a imagem de D'us, isso quer dizer que ele tem um espírito conforme o seu criador, lhe proporcionando a capacidade de raciocinar, de compreender e de até mesmo desenvolver e transformar pensamentos em objetos a partir da matéria pré-existente.

Muitas pessoas confundem espírito com alma, podemos observar que quando Adão foi criado D'us soprou o espírito no corpo e o homem tornou-se alma vivente, ou seja, foi o espírito que D'us soprou nas narinas do homem que deu origem a alma.

A bíblia nos diz que existe sim diferença entre alma e espírito de modo que a própria palavra de D'us separa e faz distinção das duas coisas.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb 4:12

Podemos entender que a alma é a sede de todos os nossos sentimentos e o espírito é sede da nossa conexão com o mundo espiritual.

D'us formou o homem da terra, lhe deu um espírito para administrar sobre a criação e uma alma para que ele sinta através dos seus sentidos todas as belezas da natureza.

O fato de o homem ser formado dos mesmos elementos da terra faz com que ele tenha mais identificação com a terra, de modo que ele não consegue sobreviver se passar muito tempo fora da terra.

O espírito é justamente o elemento que conecta o sobrenatural com o natural, pois sem o espírito o homem seria apenas um animal como os outros.

A alma é o elo do espírito com a matéria, expressando sentimentos espirituais (amor, fé, esperança...) e sentimentos carnais (dor, sede, sono...).

Pelo o fato do homem ser um ser social e relacional, ele precisa de três elementos para se relacionar com o mundo material e o mundo espiritual. O ser humano é o único ser da criação que difere de toda a criação, tanto no mundo material, quanto no mundo espiritual, ou seja, assim como os animais tem a vida e não tem um espírito, os anjos têm um espírito e não tem um corpo material.

Segundo a sua vontade, ele nos gerou, pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Tg 1:18

O homem foi criado à imagem do D'us todo poderoso e a semelhança do primogênito de toda a criação. O que isso quer dizer? Ora, D'us é espírito e não tem forma, mas nele reside toda a soberania de governo sobre todas as coisas visíveis e invisíveis, de modo que ao criar o homem ele colocou um espírito dentro do homem para que o ser humano pudesse governar e dominar sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

O homem foi criado imagem de D'us e a semelhança do seu filho, pois apenas o seu filho tem imagem e aparência humana. Jesus (Yeshua) é participante de toda a obra criada pelo o Eterno, ele é responsável por manter a ordem do reino de D'us aqui na terra.

O filho antes unigênito e agora primogênito é a imagem perfeita do D'us criador, o homem se relaciona com D'us através de seu filho ungido, nele D'us estabeleceu todo o governo do universo.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele; E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele; E ele é a cabeça do corpo da igreja, é o princípio e o primogênito de entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. Cl 1:16-19

Por Giliardi Rodrigues

Nenhum comentário: