Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de julho de 2008

As sete leis de Noach

Verso Temático: “Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.” (Is 56:5-7).

Introdução

Por que existe no judaísmo de hoje a idéia de que os goyn (gentios) não precisam de uma conversão e nem de se unir ao judaísmo para serem povo de D'us e herdarem as mesmas promessas dos descendentes de Avraham? Na verdade, na época de Yeshua, os judeus faziam o proselitismo, o que, mais tarde, passaram a descartar ou desistimular. Para sustentar tal posição, afirmam que D'us tem uma aliança com Israel, com o qual estabeleceu leis (613 preceitos), mas que, igualmente tem também um plano para salvar os justos dentre as nações, sem ter que introduzi-los em Israel. E mais, que se cumprirem as sete leis de Noach, também estes poder tem alguma recompensa no Olam Habah (Mundo Vindouro).

Questionário
Quais são as sete leis de Noach, ensinadas no judaísmo?

1. Creia em D'us. Não sirva a ídolos.
2. Não blasfemar Seu Nome. Respeitar D'us e louvá-Lo
3. Não roubar. Respeitar os direitos e propriedades alheios
4. Não matar. Respeitar a vida humana.
5. Não cometer adultério. Respeitar a família.
6. Cumpra as leis do país. Criar um sistema judicial. Persiga a justiça.
7. Não comer sangue e carne de animais sufocados.

Por que são passadas estas leis aos gentios que buscam conversão?

O judaísmo de hoje não é proselitista e tem pouco interesse nisso. Ainda que a conversão ao judaísmo seja possível em nossos dias, todavia faz parte do entendimento judaico que o goyn deva estar muito interessado é disposto a renunciar a tudo. Por isso este é desestimulado ao máximo. Como judeu, ele teria que cumprir 613 mandamentos e suportar perseguição e discriminação. Se é apenas por salvação, não é necessário conversão e compromisso com o judaísmo. Basta-lhe cumprir tão somente as sete leis de Noach. Compare estas leis com as determinadas pelo Concílio de Jerusalém (At 15:20). Tenha em mente que a discussão ali era porque alguns queriam que os gentios se circuncidassem para serem salvos (At 15:9).

“Ademais, o Judaísmo não é exclusivo. Um ser humano não precisa ser judeu para alcançar um nível espiritual mais alto. Enoch "caminhou com D’us," e Noé teve um nível bastante alto de relação com D’us. Porém, nenhum deles era judeu. Nossa tradição é a de que todas as 70 nações devam funcionar juntas e desempenhar seu papel integral nesta existência chamada de: humanidade. De acordo com o Judaísmo (Talmud - Sanhedrin 58b), qualquer pessoa pode alcançar um lugar no Mundo Vindouro observando fielmente as sete leis fundamentais de humanidade.”

Fonte: www.aishbrasil.com.br/new/artigo_povo.asp

“Os Rabinos explicam que as sete leis são apenas orientações gerais, mas na verdade os não-judeus devem rezar, fazer caridade, honrar os pais, etc. É responsabilidade de um judeu influenciar o não-judeu a cumprir as Sete Leis Noahidas. Aliás, elas já se encontram em nosso site como você poderá verificar no seguinte link”
Fonte: www.chabad.org.br/INTERATIVO/FAQ/sete.html

Praticavam o proselitismo os judeus contemporâneos a Yeshua e Seus discípulos?

Sim. Vejamos alguns textos da Brit Chadasha: At 14:1; 18:4, 8; 17:11, 12, 17.

Conclusão: Como estudamos anteriormente, o plano do Eterno era incluir os gentios convertidos que haviam de se salvar em meio a Seu povo para tornar todos uma só família, um só Corpo e fazê-los herdeiros das promessas. Isto aconteceu e acontece na Nova Aliança, por meio do sacrifício de Yeshua. A salvação não é por meio de obras. O homem pode ser bom e a humanidade viver em paz, mas isto não salva, não redime o pecador. Aprovamos as leis de Noach como boas a vida presente, mas não trazem a salvação e são insuficientes para ingressarmos no Reino Vindouro. Ver Rm 1:16; 11:11; 15:18; At 13:47.


Artigo tirado do site israelitas.com.br

Nenhum comentário: